BLOG

16 de outubro de 2017

Dia Mundial da Visão

Celebrado na segunda quinta-feira de outubro - este ano, no dia 12 -, o Dia Mundial da Visão é um excelente momento para se envolver e dialogar com o universo à sua volta - com a família de um paciente, com aqueles que raramente fazem o exame oftalmológico, com pessoas que têm fator de risco para desenvolvimento de doenças, como o glaucoma e a retinopatia diabética, enfim, todos que precisam absorver a mensagem de que a saúde ocular precisa ser acompanhada e cuidada com atenção, ao longo de toda a vida.

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.
Mas, essa triste realidade não ocorre apenas no Brasil. A OMS se uniu a outras instituições globais para, ao menos um dia por ano, chamar a atenção de toda a sociedade para os perigos da cegueira evitável: o Dia Mundial da Visão. Nessa data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização.

 

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftamologia (CBO)