BLOG

28 de setembro de 2021

Catarata e a falta de acesso aos óculos

Três em cada quatro casos de deficiência visual no país são causados por catarata e pela falta de acesso a óculos. O número é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que alerta para a importância de a especialidade fazer parte da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em entrevista ao CNN Sinais Vitais, o presidente da entidade, José Beniz Neto, disse que as negociações com o Ministério da Saúde estão avançadas para incluir a oftalmologia no atendimento básico da população, principalmente onde as condições de saúde são mais precárias e o acesso restrito.

“Temos dados que mostram um subaproveitamento de equipamento e espaços privados que poderiam perfeitamente atender a demanda do SUS em alguns dias da semana. A ideia é que sejam feitas essas parcerias para aumentar o acesso da população aos oftalmologistas”, explica o presidente do CBO.

Durante a pandemia, a entidade passou a oferecer uma teleorientação em saúde ocular a pacientes com o auxílio de oftalmologistas voluntários. A ideia é que o programa “Brasil que enxerga” seja expandido.

Fonte: CNN Brasil