BLOG

00 de 00 de 0000

Com que idade as crianças podem começar a usar lentes de contato?

A decisão sobre a indicação e o uso das lentes está associada às características da criança e a determinação do médico especialista. O oftalmologista Rubens Belfort Neto orienta que a criança pode fazer uso das lentes de contato desde que tenha maturidade para colocar e remover as lentes, além de cuidar de sua conservação e higiene. Segundo o médico, isso costuma acontecer entre os 10 ou 12 anos, podendo variar de criança para criança. Mas ressalta a importância da supervisão dos pais no período de adaptação. É muito importante, também, que o oftalmologista examine a criança, com frequência, para ter certeza de que as lentes não estão causando danos aos olhos.

Segundo informações no site do Instituto Benjamim Constant, um bebê operado de catarata congênita necessita usar lentes de contato, bem como uma criança que apresente anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos).

Nestes casos, os pais ficam responsáveis por colocar e retirar as lentes, além dos cuidados com a conservação e higiene.

Fonte: JotaZeroDigital