BLOG

28 de junho de 2021

DIFICULDADES DE APRENDIZADO

O QUE É UMA DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM?

            É um distúrbio neurológico que afeta a capacidade do cérebro de processar, armazenar e responder às informações. Existem diferentes tipos de dificuldades de aprendizado que podem afetar diferentes áreas do processamento, como aprender a ler, compreensão de leitura, escrita e ortografia, organização da linguagem escrita e falada, operações matemáticas, tomada de decisão e desenvolvimento de habilidades motoras finas. Indivíduos podem ser particularmente talentosos em outras habilidades e geralmente possuem inteligência normal.

QUÃO COMUM É ESSE DÉFICIT?

            Pode afetar até 15-20% da população; das pessoas afetadas, aproximadamente 85% têm dislexia (dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem).

QUEM É MAIS PROVÁVEL DE TER DIFICULDADE DE APRENDIZADO?

            Afeta pessoas de todas as origens e inteligência, independentemente de gênero, mas a dislexia pode ser familiar.

COMO É DIAGNOSTICADA?

            O diagnóstico é baseado em uma avaliação formal da capacidade intelectual, processamento informacional e processamento linguístico. Pesquisas neurológicas recentes em pacientes disléxicos mostraram que pode haver anormalidades neuroanatômicas, que podem interferir na aquisição e processamento da linguagem escrita e falada.

QUAL O PAPEL DA VISÃO?

            Crianças com dificuldades de aprendizado não apresentam incidência aumentada de doenças oftalmológicas. Porém, testes de triagem visual ou consulta oftalmológica deve ser fornecida às crianças para afastar alterações visuais. Isso permite o diagnóstico e a terapia de condições oculares tratáveis, como erros de refração e alteração dos músculos oculares.

Fonte: https://aapos.org/glossary/learning-disabilities