BLOG

09 de março de 2021

E o que fazer quando a miopia já está instalada?

 Antes de mais nada, é necessário fazer uma boa consulta com um médico oftalmologista, pois isso permite identificar se há algum distúrbio visual e qual a magnitude do comprometimento. Após uma avaliação oftalmológica cuidadosa, confirma-se o diagnóstico e então é possível indicar três formas de tratamento, segundo a Dra. Fernanda Piccoli.

O uso de óculos ou lentes de contato são as formas mais comuns de compensar a miopia. Eles agem direcionando os raios luminosos e fazendo com que estes cheguem focados na retina. Atualmente existem diversos tipos de lentes de óculos e lentes de contato que aliam excelente visão e conforto. Entretanto é importante frisar que o uso de óculos ou lentes de contato não corrige de forma definitiva a miopia. Eles apenas melhoram a visão durante o uso destes auxílios.

"Quando queremos corrigir de fato a miopia, partimos para as opções cirúrgicas." É possível corrigir a miopia com a cirurgia refrativa a laser ou com o implante de lentes intraoculares (cirurgia faco-refrativa), eliminando assim a necessidade de óculos ou lentes de contato"” explica a Dra. Fernanda Piccoli.

A cirurgia refrativa a laser é considerada um procedimento bastante tranquilo e seguro. "Na cirurgia, usamos um tipo específico de laser para modificar o formato da córnea. Este novo formato, possibilita que os raios luminosos sejam focados adequadamente sobre a retina, melhorando assim a nitidez e qualidade visual." “O procedimento completo demora em média 15 a 20 minutos e é indolor”, explica a médica oftalmologista.

Fonte: Gazeta do Povo