BLOG

10 de maio de 2021

ENUCLEAÇÃO

QUE É UMA ENUCLEAÇÃO?

            Enucleação é o termo usado para a remoção cirúrgica de um olho. Existem outros dois tipos de remoção ocular, incluindo evisceração e exenteração. A evisceração envolve a remoção do conteúdo interno do olho, mas deixando a concha externa do olho (esclera) e os músculos extraoculares intactos. A exenteração é a forma mais extensa de remoção ocular, envolvendo não apenas a remoção do olho, mas também as estruturas adjacentes do olho e da órbita, como os tecidos moles e as pálpebras.

QUANDO É NECESSÁRIA UMA ENUCLEAÇÃO?

            A enucleação é um procedimento realizado como último recurso em certas doenças ou lesões graves nos olhos. As doenças que podem necessitar de enucleação incluem tumores oculares, como retinoblastoma e melanoma uveal e glaucoma em estágio terminal. Além disso, quando um olho é ferido sem possibilidade de reparo ou um olho cego e doloroso, é realizada uma enucleação. Nestes casos, o procedimento pode melhorar a qualidade de vida, aliviando a dor e minimizando os riscos à saúde geral.

O QUE É UMA PRÓTESE OCULAR?

            Uma prótese ocular é o que substitui o olho após a enucleação. Não fornece visão, mas proporciona uma aparência mais normal ao rosto. Quando uma enucleação é realizada, os músculos que movem o olho são preservados, se possível. Isso funciona como base para a colocação da prótese. A prótese consiste em duas partes. A primeira é uma esfera (implante orbital) que fica onde costumava ficar o olho e é completamente envolvida pelos tecidos que circundavam o olho que foi removido. A segunda é uma concha (prótese ocular). Fica bem dentro das pálpebras, em frente à esfera e aos tecidos que a cobrem. A concha é feita por um prostético e é a parte que as pessoas veem. O prostético faz com que a concha se pareça tanto com o olho contralateral quanto possível, prestando muita atenção à cor e tamanho. A prótese é removível e precisa ser limpa periodicamente. Às vezes, a prótese tem um movimento semelhante ao outro olho, se os músculos estiverem intactos e a prótese ligada à esfera.

Fonte: https://aapos.org/glossary/enucleation