BLOG

03 de maio de 2021

Atrofia do nervo óptico

O QUE É O NERVO ÓPTICO?

            O nervo óptico está no centro da retina e é uma área rosada circular / oval medindo 1,5 a 2 mm de diâmetro (Figura 1). Do centro do nervo irradiam os principais vasos sanguíneos da retina. O próprio nervo óptico transporta mais de um milhão de nervos que conectam a retina com o lobo occipital (a parte do cérebro que interpreta a visão).

Figura 1: Nervo óptico normal.

O QUE É A ATROFIA NERVO ÓPTICO?

            A atrofia do nervo óptico é um dano no nervo óptico que pode afetar de várias formas a visão, pois as fibras são lesadas, podendo levar perdas leves a totais da acuidade visual.

O QUE CAUSA ATROFIA DO NERVO ÓPTICO?

            As causas incluem: tumor, trauma, redução suprimento sanguíneo (isquemia) ou de oxigênio (hipóxia), hidrocefalia, toxinas, infecção e distúrbios degenerativos raros.

COMO É DIAGNOSTICADA?

            A alteração é observada por oftalmologista durante o exame (Figura 2). Os reflexos pupilares estarão reduzidos e a cor do nervo é menos rosada (nervo pálido). Exames subsidiários como potencial visual evocado e OCT podem ajudar no diagnóstico.

Figura 2: Nervo óptico atrófico, nota-se coloração reduzida em relação a nervo normal.

EXISTE TRATAMENTO?

            Infelizmente, não há tratamento para reverter a atrofia do nervo óptico.

O QUE PODE SER FEITO PARA UMA CRIANÇA COM ATROFIA DO NERVO ÓPTICO?

            Uma criança pode ter uma visão significativamente reduzida e, portanto, precisar de assistência especial para a escola. Um plano de aprendizado personalizado por meio da cooperação entre especialistas em educação, professores e especialistas em baixa visão (às vezes com dispositivos ópticos) pode permitir uma performance escolar melhor.