BLOG

05 de maio de 2021

COLOBOMA

QUE É UM COLOBOMA?

            Um coloboma é um defeito congênito na estrutura da pálpebra ou do olho.

QUE ALTERAÇÕES ESTÃO ASSOCIADOS AO COLOBOMA?

            O coloboma de qualquer estrutura ocular pode ocorrer isoladamente ou associado a anormalidades cromossômicas que envolvem outras partes do corpo. O coloboma pode ocorrer em conjunto com defeitos cardíacos, atresia coanas, anormalidades do sistema nervoso, anomalias genitais ou do trato urinário ou malformações do ouvido (síndrome de CHARGE).

QUE TIPOS DE COLOBOMAS PODEM OCORRER NO OLHO?

            O coloboma pode envolver a íris, cristalino (Figura 1), retina ou o nervo óptico. A fissura embrionária normalmente fecha por volta da 5ª semana de gestação (durante a gravidez), seu fechamento inadequado causa um defeito (coloboma) em uma ou mais estruturas oculares.

Figura 1: Fotografia de coloboma no cristalino. (Fonte: https://eyewiki.org/Coloboma)

O QUE É UM COLOBOMA DA PÁLPEBRA?

            É um defeito que varia de uma fissura pequena a quase total ausência da pálpebra (Figura 2). Afeta mais comumente a pálpebra superior.

Figura 2: Fotografia de coloboma na pálpebra superior direita (Fonte: https://eyewiki.org/Coloboma).

QUE OUTRAS ANORMALIDADES ACOMPANHAM O COLOBOMA PALPEBRAL?

            O coloboma palpebral pode estar presente na síndrome de Goldenhar, que também está associada ao cisto dermoide límbico, a alteração da inervação dos músculos extraoculares (síndrome de Duane), a anormalidades no ouvido ou vertebrais. Outra síndrome que pode estar associada ao coloboma da pálpebra inferior é a síndrome de Treacher-Collins, caracterizada por mandíbula pequena e pálpebras de contorno anormal.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DO COLOBOMA PALPEBRAL?

            O defeito palpebral pode deixar parte da córnea descoberta, o que pode levar a secura excessiva, devido à evaporação da lágrima, e possíveis úlceras de córnea.

COMO É TRATADO?

            O olho geralmente requer lubrificação extra para evitar lesão corneana e eventualmente, pode exigir cirurgia para corrigir o defeito.

O COLOBOMA DA ÍRIS AFETA A VISÃO?

            Se nenhuma outra anormalidade estiver presente, a visão geralmente é normal (Figura 3). Pode existir aumento na sensibilidade à luz e lentes de contato coloridas podem ser usadas para reduzir os sintomas.

Figura 3: Fotografia de olho com coloboma de íris (Fonte: https://eyewiki.org/Coloboma)

O QUE É UM COLOBOMA DE RETINA OU DO NERVO ÓPTICO?

            Um defeito de desenvolvimento pode ocorrer nas estruturas internas de um ou dos dois olhos e pode ser pequeno ou extenso. Este defeito pode envolver a retina, camada que reveste a parte posterior do olho e é responsável pela visão; e / ou o nervo óptico, que conecta o olho ao cérebro (Figuras 4 e 5).

Figura 4: Fotografia de fundo de olho com coloboma envolvendo o nervo óptico, a retina e a coroide (Fonte: https://eyewiki.org/Coloboma).

Figura 5: Fotografia de fundo de olho com coloboma envolvendo o nervo óptico (Fonte: https://eyewiki.org/Coloboma).

QUAL É A COMPLICAÇÃO DESSE TIPO DE COLOBOMA?

            Embora raro, o descolamento da retina pode ocorrer a qualquer momento da vida. O acompanhamento regular é importante para a detecção precoce desta condição.

Fonte: https://aapos.org/glossary/coloboma