BLOG

30 de abril de 2021

Conjuntivite alérgica

            A conjuntivite alérgica é uma condição ocular muito comum que afeta mais de 20% da população. É uma reação do olho aos alérgenos do ambiente, como poeira, pólen, pelos de animais e medicamentos. Esse quadro leva coceira, olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados. A conjuntivite alérgica não é uma infecção e não é contagiosa, mas pode ser muito incômoda.

O QUE CAUSA A CONJUNTIVITE ALÉRGICA?

            A conjuntivite alérgica é causada pelo contato com partículas como pólen ou mofo às quais seu corpo está sensibilizado. As alergias da primavera, verão e outono tendem a ser devidas ao que está florescendo durante esse período. Outros alérgenos comuns incluem poeira doméstica, mofo e pelos de animais.

QUAIS SÃO SINTOMAS COMUNS DE CONJUNTIVITE ALÉRGICA?

            Os sintomas podem variar de muito leves a graves e o prurido é o sintoma mais comum. Outros sintomas geralmente incluem ardência, lacrimejamento, ardor e sensação de areia. A área ao redor dos olhos pode inchar, o que é chamado de quemose (Figura 1). A pele das pálpebras é muito fina e pode ficar bastante inchada, vermelha e ressecada. As crianças podem esfregar os olhos e aumentar o reflexo de piscar.

Figura 1: Fotografia de olho vermelho e quemose por conjuntivite alérgica (Fonte: Bielory L, et al. An algorithm for the management of allergic conjunctivitis. Allergy and Asthma Proceedings, 2013).

SÃO NECESSÁRIOS TESTES DE ALERGIA?

            O diagnóstico é feito pela história e pelo exame clínico; portanto, o teste de alergia geralmente não é necessário. Os tratamentos geralmente são os mesmos, independentemente do alérgeno que está causando a reação. Além disso, os tipos de alérgenos envolvidos geralmente são coisas muito comuns, como grama e pólen.

COMO É TRATADA?

            O tratamento inclui evitar exposição ao alérgeno, no entanto, isso nem sempre é possível; também é importante evitar esfregar os olhos. O uso de lágrimas artificiais ajudam a lavar os olhos e retirar os alérgenos da superfície ocular. Compressas frias aplicadas nos olhos também ajudam a reduzir a reação alérgica.

QUE MEDICAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA TRATAR A ALERGIA OCULAR?

            Os colírios tem efeitos diferentes (anti-histamínicos e estabilizadores de mastócitos) para ajudar a aliviar a reação alérgica. Eles são mais eficazes se usados ​​diariamente, mas alguns também podem ser usados ​​conforme a necessidade. Outros medicamentos podem ser prescritos pelo médico nos casos refratários às medidas mencionadas.

Fonte: https://aapos.org/glossary/allergic-conjunctivitis