BLOG

26 de abril de 2021

DEFICIÊNCIA DA VISÃO DE CORES

O QUE É A DEFICIÊNCIA DE CORES?

   O daltonismo ou a deficiência de cores é a incapacidade de distinguir determinadas cores. Nas células nervosas do olho, existem pigmentos sensíveis às cores que captam luz vermelha, azul ou verde. Pessoas com daltonismo não possuem alguns ou todos esses pigmentos. Se apenas um pigmento estiver faltando, pode ser difícil ver a diferença entre vermelho e verde ou entre azul e amarelo. A forma mais grave de daltonismo é a acromatopsia . Uma pessoa com essa condição rara não pode ver nenhuma cor, então tudo está em tons de cinza.

QUAL O TIPO MAIS COMUM?

     O tipo mais comum de daltonismo é o que afeta os tons de vermelho-verde. É geralmente devido a um problema genético mais comum em homens (recessivo ligado ao X). Cerca de 1 em cada 12 homens tem algum tipo de daltonismo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DE CORES?

     Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade de pigmento que está faltando (Figura 1). Muitas vezes, há uma incapacidade de distinguir a diferença entre tons da mesma cor ou de cores semelhantes. As cores parecem desbotadas e são facilmente confundidas com outras cores. Uma criança pode colorir as coisas com cores “erradas”, tornando o céu roxo, a grama laranja ou as árvores amarelas. Como a maioria das pessoas com daltonismo consegue ver algumas cores, geralmente não percebem que enxergam as cores de maneira diferente das outras.

Figura 1. Uma comparação do espectro de cores visível em tipos comuns de daltonismo (Fonte: Mellilo P. Wearable Improved Vision System for Color Vision Deficiency Correction, 2017).

COMO É DIAGNOSTICADA?

            Seu oftalmologista pode testar a visão de cores em um exame oftalmológico. O teste mais comum usa um livro com vários padrões de pontos coloridos. Pessoas com deficiência de cor não identificarão certos padrões.

EXISTE ALGUM TRATAMENTO?

            O daltonismo herdado é algo com que você nasce e é uma condição que não existe tratamento conhecido.

A ESSA CONDIÇÃO PODE AFETAR O FUTURO DO MEU FILHO?

            Não é uma limitação severa, pois eles aprendem a se adaptar. O Daltonismo pode dificultar certos trabalhos, como eletricistas, estilistas, pintores, cozinheiros e pilotos militares.

Fonte: https://aapos.org/glossary/color-blindness