BLOG

10 de junho de 2021

DISFUNÇÃO DAS GLÂNDULAS DE MEIBOMIUS

O QUE SÃO AS GLÂNDULAS MEIBOMIANAS?

            As glândulas meibomianas são as minúsculas glândulas sebáceas que revestem a margem das pálpebras. Essas glândulas secretam a camada de gordura que reveste a superfície dos olhos e evita que o componente de água das lágrimas se evapore. Juntas, a água e a camada de óleo formam o filme lacrimal. O filme lacrimal lubrifica e mantém a superfície dos nossos olhos saudáveis; isso também afeta a nitidez da imagem. Se a camada de água ou gordura estiver diminuída ou for de baixa qualidade, podemos ter sintomas de irritação e / ou visão turva.

O QUE É DISFUNÇÃO DAS GLÂNDULAS DE MEIBOMIUS?

            A disfunção da glândula meibomiana refere-se à condição em que as glândulas estão secretando gordura insuficiente ou de baixa qualidade. Nos estágios iniciais, os pacientes geralmente são assintomáticos, mas se não forem tratados podem apresentar sintomas do olho seco e inflamação das pálpebras. Os sintomas incluem:

– Secura

– Ardência

– Coceira

– Fotofobia

– Olhos vermelhos

– Sensação de corpo estranho

– Calázio/ Hordéolo

– Visão embaçada intermitente

QUAL É O TRATAMENTO?

O tratamento consiste em:

1) COMPRESSAS QUENTES: o aquecimento da margem palpebral aumentará a produção gordurosa e amolecerá a gordura que se solidificou nas glândulas.

2) MASSAGEM: pode ser feita após aplicar a compressa quente. Aplique leve pressão com as pontas dos dedos na margem palpebral, logo acima dos cílios.

3) LIMPEZA DAS PÁLPEBRAS: ajuda a remover gordura, bactérias e detritos que bloqueiam as aberturas das glândulas. Use shampoo neutro diluído e um cotonete ou gaze para esfregar suavemente ao longo da linha dos cílios nas pálpebras superior e inferior. Pergunte ao seu médico se você tiver dúvidas sobre o que usar. A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez ao dia.

Fonte: https://aapos.org/glossary/meibomian-gland-dysfunction-and-treatment