BLOG

06 de maio de 2021

DOR DE CABEÇA / CEFALEIA EM CRIANÇA

POR QUE AS CRIANÇAS TÊM DOR DE CABEÇA?

            Dores de cabeça em crianças são comuns e geralmente não são graves. As causas incluem enxaquecas, dores de cabeça causadas por estresse e tensão, trauma, sinusite, problemas oculares ou idiopática (sem causa identificada). Certos alimentos com conservantes de nitrato e glutamato monossódico podem desencadear dores de cabeça. Os tumores cerebrais em crianças como causa de dores de cabeça são extremamente raros e geralmente estão associados a sintomas neurológicos adicionais, como tontura, fraqueza nos braços ou pernas e falta de coordenação.

COMO DEVEM SER AVALIADAS AS CRIANÇAS COM DOR DE CABEÇA?

            As crianças devem primeiro fazer um exame físico completo com um pediatra. O pediatra pode solicitar exames adicionais ou encaminhar o paciente a um neurologista. É útil manter um diário de dor de cabeça para que possíveis gatilhos (certos alimentos, distúrbios do sono ou ambientes) possam ser descobertos.

            Se o exame pelo pediatra não encontrar nenhuma causa médica óbvia para a dor de cabeça, é necessário encaminhamento a um oftalmologista para realização de um exame oftalmológico completo. Todo o sistema visual deve ser examinado. Isso inclui as pupilas, exame de refração (necessidade de óculos), do alinhamento dos olhos e da binocularidade (a capacidade de usar os dois olhos juntos). Durante esse exame, as pupilas devem ser dilatadas, para que os nervos ópticos possam ser examinados adequadamente e o erro de refração possa ser avaliado com mais precisão.

COMO OS PROBLEMAS OCULARES CAUSAM DOR DE CABEÇA EM CRIANÇAS?

            A hipermetropia é um tipo de grau que exige um esforço extra para se focalizar as imagens próximas, como na leitura, por exemplo. Quando a hipermetropia é alta, esse esforço pode levar a fadiga e dor de cabeça. Os óculos podem reduzir o esforço necessário para enxergar claramente de perto e melhorar a dor de cabeça, caso haja hipermetropia significativa. No entanto, a hipermetropia leve é ​​normal em crianças e geralmente não causa dores de cabeça ou outros sintomas.

            Quando lemos ou realizamos outras atividades próximas, nossos olhos se aproximam um do outro, isso é chamado de convergência. A diminuição da capacidade de atrair os olhos um para o outro ao ver objetos próximos (convergência), principalmente durante a leitura, pode causar dores de cabeça. Isso se chama insuficiência de convergência e os sintomas incluem a duplicação de imagens ou palavras, visão embaçada, fadiga e dores de cabeça que pioram com a leitura prolongada. Os exercícios oftalmológicos em casa podem ajudar a tratar a insuficiência de convergência. Às vezes, os óculos são prescritos. Raramente são necessários exercícios dispendiosos para os olhos feitos em consultório.

            Infecções agudas e doenças inflamatórias dos olhos podem causar dores de cabeça. Esses problemas geralmente são acompanhados de vermelhidão nos olhos e / ou pálpebras, além de sensibilidade à luz (fotofobia). O glaucoma agudo pode causar dores de cabeça, mas raramente afeta crianças. O pseudotumor cerebral é uma condição causada pelo aumento da pressão intracraniana (excesso de líquido no cérebro). Isso causa dor de cabeça e inchaço dos nervos ópticos, mas normalmente não causa vermelhidão nos olhos. Um exame completo por um oftalmologista pode ajudar a descartar essas condições.

            Se nenhuma causa ocular de dor de cabeça for identificada, a criança pode ser encaminhada de volta ao pediatra e / ou a um neurologista para procurar outras causas possíveis das dores de cabeça.

Fonte: https://aapos.org/glossary/headaches-in-children