BLOG

16 de abril de 2021

O QUE É BLEFARITE?

O QUE É BLEFARITE?

            A blefarite é uma inflamação da margem palpebral. Geralmente é uma condição crônica que pode afetar crianças e adultos. Geralmente é uma condição benigna, mas pode causar sintomas frequentes e incômodos.

O QUE CAUSA BLEFARITE?

            A causa da blefarite não é totalmente compreendida, mas é comumente associada à inflamação e ao crescimento excessivo de bactérias normais nas pálpebras. A blefarite também pode estar associada a outras condições da pele, como dermatite seborreica e rosácea.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA BLEFARITE?

            Crostas crônicas das pálpebras e base dos cílios são os principais sinais da blefarite. Outros sintomas comuns incluem vermelhidão das margens das pálpebras, formação repetida de calázio ou hordéolo, sensação de queimação, irritação, lacrimejamento e vermelhidão crônica dos olhos. Os sintomas também podem incluir visão embaçada e sensibilidade à luz.

COMO É DIAGNOSTICADA A BLEFARITE?     

            Seu oftalmologista pode diagnosticar a blefarite através do exame clínico. Durante o exame, seu médico procurará os sinais clássicos, incluindo glândulas obstruídas na margem palpebral (glândulas meibomianas), crostas da margem palpebral e achados associados de vermelhidão conjuntival e, às vezes, envolvimento da córnea.

A BLEFARITE PODE AFETAR A VISÃO?

            A blefarite geralmente não afeta negativamente a visão, a menos que a córnea esteja envolvida. A inflamação das córneas pode levar a úlceras, cicatrizes e crescimento de vasos sanguíneos anormais.

COMO É TRATADA A BLEFARITE?

            A blefarite é difícil de se curar. O tratamento inclui higiene das pálpebras com shampoo neutro ou produtos de limpeza específicos regularmente, compressas mornas e, quando indicado, pomadas antibióticas ou antibióticos sistêmicos. Lágrimas artificiais podem proporcionar alívio se houver sintomas de olho seco.

Fonte:

https://sbop.com.br/blefarite/